Risk Driver

Risk Driver é uma ferramenta tecnológica para o gerenciamento de riscos com cálculo e alocação de capital, atendendo as regras de BASILEIA e BANCO CENTRAL e suas obrigações com: DDR – Demonstrativo Diário de Riscos, DRM – Demonstrativo de Risco de Mercado e DLO – Demonstrativo de Limites Operacionais com suas parcelas de risco, do Patrimônio de Referencia Exigido, do PR – Patrimônio de Referencia, do Limite de Imobilização, da Compatibilização entre PR e PRE, alem de Detalhamentos do RWA(CPAD), do RWA (OPAD) e RBan conforme definições normativas e ainda o DRL – Demonstrativo do Risco de Liquidez. 

A solução prevê a utilização de ferramenta tecnológica "Risk Driver”, com aplicação de métodos quantitativos e ampla interação com o sistema contábil, fornecendo e extraindo informações, em conjunto com os demais requisitos de alocação de capital. 

O foco fundamental do software é o atendimento da legislação de forma prática e objetiva, permitindo a utilização do mesmo em ambiente WEB, de forma segura e no tempo requerido. 

Para fazer face à alta demanda do Banco Central, que tem apresentado alterações freqüentes na regulamentação, nossa solução prevê a disponíbilização do sistema como um todo e atualizações, passo a passo de acordo com os instruções e prazos do BC, inclusive com os recursos de informações gerenciais em Painel de Controle que permite a visualização gráfica do cumprimento dos limites.

O software contem ferramentas de gestão, de medição, monitoração, controle de Riscos e Alocação de Capital, para utilização da Instituição, atendendo todos os requisitos regulatórios acima indicados. 

O software possui integração nativa com relatórios contábeis 4010, 4016, 4040, 4046 e outros como aplicável. O sistema em si é autossuficiente, porém se forem identificadas necessidades específicas, como por exemplo, integrações com outros sistemas legados e utilização em site próprio, estas poderão ser desenvolvidas e tratadas como customizações. 

O software encontra-se instalado em servidor designado pela Finaud Tec, com soluções tecnologicamente atualizadas e de comprovada eficácia e segurança. Possuímos SLA – Service Level Agreement com altíssimo nível de disponibilidade. 

O software contempla: 

  1. Base de dados obtida de cada usuário ou imputada por estes, contendo suas informações contábeis e outras requeridas pelo Banco Central possibilitando os cálculos do PR, do PRE, das parcelas de riscos decorrentes de seus ativos e passivos. 
  2. Componentes e fatores de risco divulgados pelo Banco Central que compõem as formulas de calculo de exposição a risco de crédito, de mercado e operacional; 
  3. Metodologia de avaliação utilizando preços e taxas de fontes externas e reconhecidas para a realização dos cálculos de marcação a mercado de forma totalmente independente; 
  4. Avaliação da adequação da medição de riscos e avaliação da eficácia do sistema como um todo, provida por múltiplos usuários, de forma permanente; 
  5. Instrumentos de simulação considerando cenários em condições extremas – testes de estresse.